terça-feira, 10 de julho de 2012

Minha pequena horta

Olá, como vocês estão?

Estou aqui hoje para falar da minha pequena hortinha! Eu sei que em um primeiro momento parece ser uma coisa muito trabalhosa de se ter em casa, ou então vem a desculpa que não tenho espaço, não tenho tempo, não levo jeito... mas a verdade é que não é tão difícil de se manter um pequeno espaço com vasinhos.
Se você não tem tempo, não se preocupe, pois a horta não demanda muito tempo, só uma boa rega pela manhã ou à noite; ela não precisa de sol o dia inteiro, sol em uma parte do dia, já é o suficiente e não precisa de muito espaço: um cantinho em uma janela, em uma varanda, ou pendurada ela dará certo.
Você não precisa ter uma "mão boa" para mexer na terra, se você não leva jeito para acompanhar o crescimento da semente, plante uma mudinha... são várias as opções!
Eu tenho plantados:

- Alecrim (comprei muda pois a semente não cresce fácil)
- Pimenta Biquinho (essa eu acompanhei o crescimento desde a semente, eu plantei em novembro passado)
- Sálvia (comprei mudinha)
- Tomilho (muda também)
- Orégano (plantei sementes, cresce muito fácil  sua pizza nunca mais será a mesma com o orégano fresco)
- Manjericão Roxo (foi semente)
- Manjericão verde da folha larga (foi semente)
- Manjericão ou alfavaca (tem sabor diferente do manjericão verde da folha larga)
Esse é o cantinho que elas ficam na varanda! Na casa onde morava tinha um espaço maior e tive que me desfazer de várias plantinhas quando me mudei...

Hoje tem feira de flores aqui em Governador Valadares, vou dar uma passadinha pra comprar uma hortelã. Minhas plantinhas estão um pouco feias porque elas vieram muito machucadas na mudança.
Os cuidados básicos são a rega diária, é importante que a terra esteja sempre úmida (não encharcada, para que as raízes não apodreçam) e que elas tomem sol pelo menos em uma parte do dia.
Espero que gostem das dicas, e que façam uma hortinha também! É tão bom ter uma plantinha em casa gente!

Um beijo e até a próxima!

2 comentários: