quarta-feira, 13 de junho de 2012

Crepes Suzette

Bom dia gente, como foram de dia dos namorados?
O meu foi uma epopeia... como vou mudar de cidade e tenho muita confiança no meu veterinário, resolvi castrar a Pituca aqui, ontem!
Juro que eu adiei o máximo que pude, pois fico de coração partido com ela assim quietinha, mas é muito importante a castração.
Tendo esse panorama, já dá pra imaginar como foi meu dia dos namorados e do maridão, não é? rsrsrs
Mas mesmo assim, eu me programei e consegui fazer um jantarzinho para nós dois! Não consegui fotografar a receita da massa que fiz, um penne ao gorgonzolla com iscas de picanha (nham!), mas consegui tirar fotos dos Crepes Suzette que fiz, ou pelo menos a minha versão!
Muito prático de fazer como sobremesa de um jantarzinho especial, pois você pode deixar a massa pronta e só finalizar na hora de servir! Vamos para a receita?


MASSA
- 150ml de leite
- 50g de trigo
- 8g de açúcar
- 15g de manteiga derretida
- 1 ovo
- 10ml de whisky, conhaque ou contreau




Misture bem todos os ingredientes e reserve. A massa fica bem líquida mesmo, não pense em colocar mais trigo!




Unte uma frigideira antiaderente e ligue e fogo médio. Dependendo do tamanho de sua frigideira acrescente meia ou uma concha da massa, e espalhe bem. Ela vai começar a criar pequenas bolhas, vá passando a espátula ao redor para ir desgrudando.Quando perceber que a massa está ficando douradinha, dobre ela em 4 partes e retire da frigideira. Reserve em um prato. Dependendo do tamanho da frigideira onde você fizer os crepes, terá um rendimento de 4 a 6 unidades.



Calda:
- 200ml de suco de laranja fresco
- 65g de açúcar (cristal)
- 30ml de whisky, contreau ou conhaque
- 1 colher de sopa de manteiga
- raspas de laranja


Organize os crepes em uma frigideira. Acrescente a manteiga, as raspas de laranja e o açúcar deixe ferver por dois minutos.
Para flambar, temos duas formas: acrescente a bebida na frigideira e coloque um fósforo perto para flambar, ou coloque a bebida em uma concha, acenda e coloque na panela.





Está pronto, sirva com uma bola de sorvete e uma calda de chocolate por cima! Como ontem tudo estava muito corrido, joguei um pouco de leite condensado, fica muito bom.




Espero que gostem, até semana que vem!


Beijos!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Bolo de chocolate com recheio de bombons!

Boa tarde gente! Como vão as coisas?

Bem, demorei um pouquinho pra postar porque o feriado foi festa pura! Adorei o final de semana! Como sei que vou dar uma sumida por uns dias, aí vem o bolo que fiz pra receber os amigos aqui em casa!

Massa

- 1 xícara de chocolate em pó (ou cacau se você prefere ele mais pretinho)
- 1 xícara de leite talhado com uma colher de sobremesa de suco de limão                      (gente, faz diferença o gostinho no final)
- 6 ovos (gemas e claras separadas)
- 2 xícaras de açúcar cristal
- 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- 3 xícaras de farinha de trigo peneirada
- 1 colher de sopa de fermento químico
- 1 pitada de sal
- 1 colher de café de essência de baunilha



Primeiramente, bata na batedeira as gemas, a manteiga ou margarina e o açúcar.



Aproveite e bata as claras em ponto de neve e deixe reservadas. Acrescente à mistura de gemas, manteiga e açúcar a essência de baunilha.


Acrescente o trigo peneirado aos poucos, ainda na batedeira. Como a massa começará a ficar meio pesada, acrescente o leite e logo após o chocolate.


Quando for misturar as claras em neve e o fermento em pó, não bata na batedeira, misture delicadamente para que a massa não perca a leveza.


Massa pronta, despeje na forma untada e enfarinhada. Eu gosto de assar em duas formas, pois não sou a mais jeitosa do mundo para partir o bolo ao meio, e a massa não vai estragar se você assar uma após a outra, caso não caibam duas assadeiras no seu forno.


Dica: ao começar o preparo da massa, ligue o forno a 180º, assim ele estará pré aquecido o suficiente na hora de colocar a massa no forno.

Recheio

- uma lata de leite condensado
- 12 bombons serenata (eu uso um pouco mais, e não precisa ser necessariamente serenata, pode ser sonho de valsa, chocolate meio amargo picado...)
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- 1 e 1/2 medida da lata de leite condensado de leite
- 1 colher de sopa cheia de amido de milho (Maizena)
- creme de leite fresco para fazer chantilly (como não achei aqui na cidade, usei esse de spray, só que não recomendo! Ele derrete muito fácil e não fica tão consistente quanto um bom chantilly batido na hora)


Misture em uma panela o leite, a maizena, o leite condensado, a manteiga e leve ao fogo baixo mexendo até ferver. Nesse ponto continue mexendo por mais uns 3 minutos para acabar de cozinhar. Reserve para que esfrie.



Faça uma água gelada com açúcar para molhar o bolo, caso não goste de água, coloque leite e açúcar, guaraná ou calda de cerejas, o importante é deixar que a massa fique úmida. Eu gosto que fazer isso com as pontas dos dedos, pois acho que espalha melhor, mas pode ser usado um pincel ou uma colher. Espalhe o recheio, coloque os bombons picados e finalize com a outra parte da massa e cubra com o chantilly.


Bolo pronto! Joguei alguns confetis por cima! Ele não ficou muito bonito pois o chantilly, não era muito firme e estava beeem quente aqui em casa nesse dia! Mas ele ficou bem gostoso!


Espero que gostem da receita, e semana que vem tem mais!

Obrigada!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Bom dia gente!


Teve uma amiga que já testou minha receita, obrigada por falar, viu Anelyse? 
Essa semana está tão corrida, tantas coisas pra fazer... tem festa na minha cidade e vamos receber visitas em casa, visitas não um casal de primos, super gente boa e a Yasmim é excelente cozinheira também, estou pensando em publicar alguma receitinha nossa! hehehe! Primeira participação! ;)
Não sei vocês, mas sempre me sinto muito acolhida em uma casa que se prepara para a minha chegada. Seja com um belo café, um aperitivo... mas para mim, nada demonstra melhor o acolhimento e o "bem receber" do que chegar em uma casa e encontrar um belo bolo a minha espera, feito pensando em me agradar!Quem não gosta?
E é pensando nisso que vou fazer um bolo de chocolate amanhã, com um super recheio e uma bela cobertura! Essa semana ainda, eu posto pra vocês!
No mais, estou na correria aqui... são tantas coisas pra resolver em um curto espaço de tempo. Semana que vem eu viajo, na volta tenho que ir na faculdade, tenho que terminar meu curso de espanhol em duas semanas (!!!), e marquei de castrar a minha filhota, coração na mão, mas é super necessário!
Isso tudo fora os milhares de preparativos para a mudança! Meu Deus!


Enfim, até mais!!


Beijos!

sábado, 2 de junho de 2012

PÃO DE CALABRESA

Eba! Primeira receita!

Experimentei esse pão essa semana (uma vizinha fez e me deu pra provar) e achei uma delícia. O resultado? Peguei a receita e estou passando aqui!
Fiquei encantada com a massa, muito bonita e muito fácil de trabalhar... o recheio então: uma beleza!
Espero que gostem tirei a foto do passo a passo e algumas diquinhas pra vocês!
Ah, fiz meia receita, pois rende muito!

Receita da Massa

- 600ml de água
- 150ml de leite
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 colher de sopa de sal
- 1 xícara de azeite (pode substituir por óleo)
- 1 kg de farinha (em média é essa quantidade, mas sempre tenha um pouco a mais)
- 45gr de fermento biológico (essa medida é para fermento fresco)
- 1 ovo

Prepare primeiro o que chamamos de esponja, para podermos saber se o fermento está funcionando mesmo. Junte em uma tigela o óleo, a água, o açúcar e o fermento. Misture bem e acrescente 1/4 da farinha. Deixe agir por uns 5 minutos. Você vai perceber que algumas bolhas vão aparecer, então o fermento está ok.
Acrescente os outros ingredientes e vá colocando o trigo peneirado até a massa soltar das mãos. Não a deixe muito dura, só o suficiente para não grudar, pois você vai trabalhar com ela depois.
Dica 1: aqueça seu forno na temperatura mínima uns 5 minutos. Desligue e coloque a massa coberta com um pano de prato. Isso vai ajudar no crescimento da massa.







Enquanto a massa cresce, vamos passar para o recheio:

- 350 gr de linguiça calabresa fina ralada
- 250 gr de queijo prato ralado 
- 1 cebola média picadinha
- salsinha picadinha
- 2 tomates sem pele (tem dica pra tirar a pele do tomate)
- orégano

Lembrando que não vai sal no recheio, pois a calabresa já é salgada!

Só misturar todos os ingredientes e reservar.





Dica 2: tirando a pele do tomate! 
Lave bem o tomate e espete ele em um garfo. Acenda uma chama do fogão e leve o tomate bem próximo a ela. Ele vai aquecer e a casca vai começar a soltar. Desligue e retire a pele! Viram que fácil? =)





Agora que a massa e recheio estão prontos, deve se separar ela em 4 partes e abrir no sentido do comprimento. Recheie e feche a massa.

Coloque em forma untada e enfarinhada e deixe crescer mais uns 30 minutos.

Leve ao forno pré aquecido, 200º, com a massa pincelada com ovo batido. Vai assar em média por 30 a 40 minutos.

Está pronto! E aí, gostaram?






Olha quem me ajudou na cozinha: minha Pituca!! Fofa, né?





Semana que vem tem mais!

Abertura



Como é difícil escrever um primeiro post, não é mesmo? 
Mas antes de passar alguma receita ou qualquer outra coisa, quero começar dizendo que não tenho muitas pretensões para esse espaço.
Criei a partir da dica de algumas meninas que me disseram que poderia me ajudar com algumas mudanças que estou passando, que me ajudaria a passar o tempo... e realmente eu  acredito nisso.
Mudanças nunca são fáceis, mas podemos sempre torná-las menos sofridas se encontrarmos uma forma de distração.
O ser humano é muito adaptável, maleável, moldável... assim ele consegue sobreviver a quase tudo, e é a partir dessa mutabilidade que temos, que vou procurar ser feliz, independente de onde eu for parar!
Bom, tendo ou não seguidores, vou buscar sempre dar o melhor de mim aqui... espero que gostem.
Sejam bem vindos!!